sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Divulgado o caso hipotético IAMOOT 12

Foi divulgado na tarde de hoje (09/12) o Hypocase COMUNIDADE CHUPANKY E OUTRA VS. LA ATLANTIS. Trata-se do caso hipotético a ser trabalhado na Inter-American Human Rights Moot Court Competition que acontecerá em Maio de 2012 na cidade de Washington, D.C, Estados Unidos da América.
O caso da Comunidade Chupanky remonta o caso Belo Monte, que envolve o Brasil e que encontra-se atualmente em tramitação na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Para leitura na íntegra do Hypocase, clique aqui.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

6a. Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul em Salvador

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

GERIDH/UEFS dá ínicio ás suas aulas de Formação

O Grupo de Estudos em Relações Internacionais e Direitos Humanos, GERIDH/UEFS, deu ínicio na tarde de hoje às suas aulas de formação e capacitação básica para os novos membros.
A aula inaugural foi ministrada pela renomada Professora Márcia Costa Misi, mestre das cadeiras de Direito Internacional da UEFS, e conhecida nacionalmente pela atuação e militância na área dos Direitos Humanos.
                                      
Os trabalhos do GERIDH seguem nas próximas semanas e tem angariado anuência cada vez maior do corpo docente e discente da UEFS.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Estão abertas as inscrições para o IAMOOT 2012

A American Univeristy divulgou no último dia 1 de Novembro que estão abertas as inscrições para o Inter-American Human Rights Moot Court Competição, edição 2012.
Para esta edição, a organização do IAMOOT pontuou algumas alterações nas regras da competição.
A divulgação do caso hipotético está marcada para o dia 9 de Dezembro de 2011. As demais datas podem ser consultadas através do site oficial da competição.
GERIDH NO IAMOOT 2012!


sábado, 15 de outubro de 2011

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA O CICLO 2011-2012 DO GERIDH

Você almeja algo mais que concurso público? Você tem iniciativa? Força de vontade? Gosta de estudar? Trabalhar em equipe? Sonha com uma carreira internacional? Fazer Pós Graduação no Exterior? Deseja superar os seus próprios limites? Então você encontrou o seu lugar! Venha fazer parte do GERIDH/UEFS!



terça-feira, 27 de setembro de 2011

GERIDH disponibilizará disciplina do Sistema Interamericano para estudantes de Direito da UEFS

Como complemento dos trabalhos que comporão o Ciclo 2011-2012 do GERIDH, o Grupo por iniciativa do seu coordenador, o Prof. Cléber Lázaro Costa Julião, oferecerá para os próximos semestres a disciplina Tópicos Especiais de Direito Público: Sistema Interamericano de Justiça.
A disciplina será dividido em módulos teóricos e práticos e se apoiará na emergente discussão sobre o Caso Gomes Lund e Outros vs. Brasil, além de outros contenciosos. O seu programa pode ser melhor observado no link abaixo.
Aos interessados pela disciplina, cumpre ressaltar que a expectativa é que já esteja disponível no período de reajuste de matrícula web que acontece a partir de amanhã (28/09), no entanto, caso não seja possível, os interessados poderão se matricular no período de ajuste presencial.

Mercosul solicita e Corte IDH emitirá opinião consultiva sobre a proteção dos direitos das crianças e adolescentes migrantes

Em 31 de agosto, em Bogotá, Colômbia, os representantes dos Governos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, membros do Mercosul, solicitaram ao plenário da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) que emitisse uma opinião consultiva sobre a proteção dos direitos das crianças e adolescentes migrantes.
O documento expressa a preocupação com a grave situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes que migram por motivos econômicos, sociais, culturais ou políticos no continente, a qual persiste apesar dos importantes avanços realizados pelos países do Mercosul com vistas a adequar as suas normas migratórias ao Direito Internacional dos Direitos Humanos.
A Corte IDH aceitou o pedido e, partir dele, abriu um processo de discussão no qual outros Estados da OEA, organizações não-governamentais, universidades, centros de pesquisa e agências internacionais podem apresentar suas considerações. O Presidente da Corte fixou o prazo de 15 de dezembro como limite para a apresentação de observações escritas.
A opinião consultiva é o meio pelo qual a Corte IDH estabelece os padrões mínimos aplicáveis à luz da Convenção Americana de Direitos Humanos e outros instrumentos internacionais em relação às leis internas dos países membros do Sistema Interamericano.
Nesse sentido, foi solicitado que a Corte defina com maior precisão quais são as garantias, princípios e obrigações concretas a que os Estados devem atender em relação à condição migratória de meninos e meninas ou à de seus pais, à luz das disposições da Convenção Americana, da Declaração Americana de Direitos e Deveres do Homem e da Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura.
É a primeira vez que um pedido de opinião consultiva é apresentado no Sistema Interamericano por quatro Estados conjuntamente, o que expressa a posição comum do Mercosul sobre um tema de importância central para a vigência dos Direitos Humanos no continente americano. A delegação brasileira na ocasião foi presidida por Fábio Balestro, Diretor de Relações Internacionais da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Para maiores informações, acesse: http://corteidh.or.cr/soloc.cfm

Com informações do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos da Argentina e do Departamento de Relações Internacionais da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Retorno ás aulas será marcado pelo Lançamento de Edital do GERIDH

 O Grupo de Estudos em Relações Internacionais e Direitos Humanos, GERIDH/UEFS deverá lançar Edital de Seleção no ínicio do mês de Outubro. Com a seleção dos novos membros, o Grupo deverá recompor os seus quadros e retomar a preparação para a participação dos eventos de Juri Simulado que ocorrerão em 2012, bem como aprofundará na organização dos eventos que encerrarão o Ciclo 2010-2011.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Câmara aprova Comissão da Verdade. Serão apuradas violações de DH durante a ditadura

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (21) a Comissão da Verdade, que vai apurar violações dos direitos humanos durante a ditadura militar.
O acordo para a votação só saiu às 22hs de quarta-feira (21). Deputados e os Ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, chegaram a se reunir no banheiro em conversas mais reservadas.
O segredo se justificava porque a presidente Dilma Rousseff estava envolvida diretamente na negociação. De Nova York, por telefone, ela foi consultada para dar a palavra final sobre uma emenda do Democratas, que proíbe participar da Comissão da Verdade quem ocupar cargos na executiva de partidos políticos, no governo ou com envolvimento nos fatos investigados.
“Tem que ser uma comissão que vai pensar a história do país, então ela não podia ser um palco de disputas políticas e muito menos do estrelismo de partidos e foi por isso que nós construímos uma emenda que, ao nosso ver, aperfeiçoa o texto”, diz o deputado ACM Neto (DEM-BA), líder do partido.
A Comissão da Verdade será formada por sete pessoas indicadas pela Presidente Dilma Rousseff. Vai funcionar por dois anos para investigar violações dos direitos humanos, mortes e o desaparecimento de perseguidos políticos de 1946 até a promulgação da constituição de 1988, período que inclui momentos de instabilidade política e a ditadura militar. A Comissão poderá requisitar documentos, inclusive das Forças Armadas, e convocar pessoas para depor,
mas não será permitida a abertura de processo na justiça contra torturadores, proibida pela Lei da Anistia, o que desagradou alguns parlamentares.
“Estamos atrás, em relação à Argentina, ao Chile e ao Uruguai. Não é uma Comissão da Verdade, da Justiça. é uma comissão com limitações”, diz o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), líder do partido.
O governo comemorou a aprovação na Câmara, depois de um ano de debates. A proposta vai agora para o Senado.
“Não esquecer significa jamais permitir, e isto é uma marca importantíssima de hoje para as próximas gerações. Enfrentar isso pode ser duro para o Brasil, mas será importante para a nação verdadeiramente democrática e com direitos humanos que o Brasil merece”, afirma Maria do Rosário, Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos.
Em Nova York, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a aprovação da comissão foi importante para o Brasil e para a posição do país diante do mundo.

Com informações do G1

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Comissão Interamericana envia remessa de livros para o Geridh/UEFS

O GERIDH/UEFS recebeu na manhã de hoje uma remessa de livros enviados pela Comissão Interamericana. Este é mais um fruto dos convênios firmados pelo Grupo de Estudos em sua ida a Washington, D.C.
Os livros disponibilizados pela Comissão, Documentos basicos em materia de direitos humanos no sistema interamericano, deverão ser distribuídos por entre Universidades públicas do Estado da Bahia.
A Biblioteca Central Julieta Carteado já disponibiliza dois destes exemplares no seu acervo.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Carta Aberta - Clínica de Direitos Humanos

Carta Aberta ás autoridades e instituições públicas da cidade de Feira de Santana, Imprensa escrita, televisiva, radiofônica, internet e Sociedade em Geral.

Os participantes da Clínica sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, instrumento de proteção a grupos vulneráveis como a população afrodescendente, realizado por GERIDH/UEFS, GELEDÉS Instituto da Mulher Negra, GLOBAL RIGHTS Partners for Justice entre os dias 4 e 6 de Agosto de 2011 no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana:
Considerando que a proteção da Dignidade da Pessoa Humana é princípio fundante da República Federativa do Brasil, que se define, em âmbito interno e internacional, como Estado Democrático de Direito, tendo na prevalência dos Direitos Humanos umas das diretrizes de suas relações com os demais Estados Soberanos e Organismos Multilaterais (Constituição Federal, artigos 1º, caput  e inciso III, e 4º, Inciso II)
Considerando que o Estado brasileiro é signatário de diversos tratados internacionais, a exemplo da Convenção Interamericana de Direitos Humanos, e membro de organizações multilaterais de defesa dos Direitos Humanos, como a Organização dos Estados Americanos (OEA). Não obstante isso, observamos que as instituições democráticas deste país, na realização de suas atividades funcionais cotidianas, muitas delas Constitucionais, ou na elaboração e execução de seus planejamentos, de Projetos de Lei, denúncias de violência e decisões, etc, pouco ou nada se utilizam dos instrumentos legislativos de longa data presentes em nosso ordenamento jurídico, que tematizam e normatizam os Direitos Humanos.
Considerando que existe o desconhecimento, por parte de tais instituições na realização de seu mister, acerca dos meios de acesso aos Organismos Internacionais em promover a efetividade dos Direitos Humanos, sequer que papéis elas poderiam exercer frente aos mesmos – como o de status consultivo, que é a capacidade de postular e de fazer-se representar em tais órgãos – notadamente quando ocorrem violações à dignidade de indivíduos e grupos vulneráveis quando os meios internos disponibilizados pelo Estado mostram-se ineficientes ou omissos em atender as demandas desta natureza.  
 Recomendamos que possam lançar mão cotidianamente dos instrumentos interamericanos de Direitos Humanos em suas atividades funcionais, com vistas a torná-los do conhecimento do público bem como alcançar a efetividade de suas normas, substituindo a cultura da violência pela do respeito à dignidade da pessoa humana.
Subscrevem esta Carta aqueles
Ródnei Jericó da Silva, Cléber Lázaro Julião Costa, Tássio Túlio Braz Bezerra, Alex Daniel Barreto Ferreira, Débora Santana Figueiredo, Bruno Silva, Márcia Machado de Almeida, Camila de Assis Santana Silva, Atoniel Farias de Souza, Aldo Bomfim Lisboa, Clerisvaldo Santos Paixão, Érica Taíse dos Santos, Ninfa de Jesus Ferreira da Silva, Carolina dos Reis de Almeida, Maria Clara Almeida, Valnei da Cruz Santos, Edinéia da Silva Oliveira, Edmilson Cerqueira da Silva, Dilson Cerqueira, Fernando Gabriel Lopes Cavalcante.

domingo, 7 de agosto de 2011

GERIDH celebra sucesso da Clínica de Direitos Humanos

O Grupo de Estudos em Relações Internacionais e Direitos Humanos, GERIDH, celebra o sucesso obtido com a Clínica sobre o Sistema Interamericano realizado em parceria com a UEFS, LAESER/UFRJ, Geledés, Global Rights e CESE. O evento importantes membros da comunidade acadêmica e sociedade civil e colaborou para uma cada vez mais sólida formação na área de Direitos Humanos.
Agora o GERIDH começa a trabalhar com a organização dos próximos eventos que deverão acontecer entre os meses de Novembro e Dezembro de 2011.

sábado, 6 de agosto de 2011

Audiência simulada e exibição de filme marcam o último dia da Clínica de Direitos Humanos

No último dia da Clínica de Direitos Humanos, os Professores Carlos Quesada e Ródnei Jericó propuseram a realização de uma audiência simulada na Comissão Interamericana nos moldes do que havia sido ensinado no primeiro dia de Clínica. A proposta dos palestrantes foi de que os participantes trouxessem ao grupo um caso de violação de Direitos Humanos que tenha ocorrido com alguém próximo do seu convívio. O "Caso Cachoeira" foi proposto pelo colega Clerisvaldo e, desta forma, os participantes se dividiram em grupos para apresentar as suas posições: Peticionários e Estado.
 O "Caso Cachoeira" agitou o segundo dia de Clínica e os grupos promoveram um acalorado e enriquecedor debate sob a mediação do Prof. Ródnei Jericó. Ao fim, Jericó fez observações e ressaltou a qualidade do debate promovido pelas equipes que foram formadas pela comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil organizada.
Ao fim do debate, os palestrantes apresentaram o filme "A exceção e a regra" do cineasta Joel Zito Araújo que narra a história de Vicente do Espírito Santo, vítima de racismo por parte da Eletrosul e readmitido pela estatal depois de longo processo na Justiça Federal. Vicente faleceu em Junho de 2011, apenas 5 dias após obter vitória na Justiça Comum, onde movia ação por Danos Materiais.

Por fim os participantes confeccionaram Carta Aberta destinada as autoridades públicas destacando a importância da disseminação dos estudos sobre Procedimentos no Sistema Interamericano e Proteção aos Direitos Humanos.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Clínica de Direitos Humanos tem ínicio e os participantes discutem posições políticas dos Estados

A Clínica sobre o Sistema Interamericano instrumento de proteção a grupos vulneráveis como a população afrodescendente teve ínicio na manhã de hoje (05/08). Realizada na sala de Tecnologia e Informação do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, a Clínica foi aberta pelos Professores Ródnei Jericó e Carlos Quesada, que representam respectivamente o Geledés, Instituto da Mulher Negra, e Global Rights, Partners for Justice.
Depois de apresentar uma avaliação estrutural sobre o Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos e de discutir as posições assumidas pelos diversos Estados entre outras questões de Política Internacional, os palestrantes encerraram o primeiro turno das atividades dirigindo-se para saborear um delicioso almoço junto aos participantes.

Durante a segunda etapa do primeiro dia de Clínica, as atividades continuaram intensas e as discussões políticas deram espaço as apresentações técnicas. Neste sentido, o Professor Rodnei Jericó apresentou alguns dos casos encaminhados a Comissão Interamericana e que tiveram como peticionários o Geledés e a Global Rights. Pontuando os casos específicos, Jericó e Quesada puderam ensinar aos participantes de que forma funcionam os procedimentos no Sistema Interamericano.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Seminário dá ínicio a Clínica de Direitos Humanos

O seminário Indicadores da desigualdade racial e Acesso a justiça das vítimas de racismo, apresentado pelo Professor coordenador do GERIDH/UEFS, Cléber Lázaro Julião Costa, deu ínicio aos trabalhos da Clínica de Direitos Humanos que acontecerá entre os dias 5 e 6 de Agosto.
Durante o seminário, o Prof. Cléber apresentou o seu trabalho recém publicado pelo LAESER/UFRJ: "Relatório de Desigualdades Raciais 2009-2010" e discutiu temas como Acesso a Justiça por grupos vulneráveis como a população afrodescendente.
Dando seguimento ao evento, os dados apresentados pelo Prof. Cléber Julião foram comentados pelo Prof. Dr. Nilo Rosa da Associação de Pesquisadores Negros da Bahia, a APNB, que ponderou sobre a animosidade do Judiciário Brasileiro ao julgar casos de Racismo e elogiou o protagonismo do GERIDH na formação de um Grupo que dissemine a promoção de Direitos Humanos na academia.
Por fim, os participantes do Seminário interagiram com os palestrantes e puderam expor suas opiniões a respeito do tema discutido.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Imprensa baiana noticia ida do GERIDH aos EUA

Reconhecendo a importância de disseminar conhecimentos ligados á Direitos Humanos, a imprensa baiana noticiou em massa a ida da Delegação do GERIDH aos Estados Unidos para participar do IAMOOT 2011.
A matéria inicialmente divulgada pela imprensa oficial do Estado da Bahia, a SECOM foi replicada por diversos outros portais de notícias incluindo a Tv Aratu, filiada do SBT na Bahia e Ibahia do portal G1.
Abaixo segue uma lista com os links disponíveis dos principais veículos de comunicação:

SECOM - Bahia
Ibahia - G1
Tv Aratu
Bahia em Foco
Jornal Grande Bahia
Gente e Mercado

Convite

terça-feira, 5 de julho de 2011

Clínica de Direitos Humanos - Inscrições Abertas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Clínica de Direitos Humanos tem data confirmada

Fruto de uma parceria firmada com a Global Rights em Maio de 2011, o GERIDH com o apoio acadêmico da UEFS e do Laeser/UFRJ realizará entre os dias 4, 5 e 6 de Agosto a Clínica do Sistema Interamericano de Direitos Humanos instrumento de proteção a grupos vulneráveis como a população afrodescendente.
O evento que ainda conta com o apoio da CESE e do Geledés, Instituto da Mulher Negra, será realizado no Campus da UEFS e terá a participação dos Professores Carlos Quesada, Diretor Geral para a América Latina da Global Rights, e Ródnei Jericó advogado do SOS Racismo e do Geledés.
A Clínica de Direitos Humanos é aberta á comunidade acadêmica e a sociedade civil.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Membro do GERIDH tem trabalho aprovado no CONPEDI

Tássio Túlio Braz Bezerra, membro do GERIDH e representante do Grupo nos jurís simulados da SDH/PR e da American University foi congratulado com aprovação de um trabalho no CONPEDI  e deverá apresentá-lo durante o XX Encontro Nacional no dia 23 de Junho em Belo Horizonte.
O CONPEDI é o Conselho Nacional de Pós Graduação em Direito e desde sua criação, em 1992 organiza e promove encontros e congressos semestrais sobre ensino e pesquisa jurídica.
Parabéns Tássio!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Membro do GERIDH apresenta trabalho em Congresso Nacional de DH

Fernando Gabriel Lopes Cavalcante, membro do GERIDH/UEFS apresenta hoje em Itapetinga, no sul da Bahia, seu trabalho: "Naturalismo, Realismo e Direitos Humanos". A apresentação ocorrerá no II Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos promovido pela UESB e Fapesb.
O GERIDH parabeniza mais um dos seus membros pelo protagonismo na defesa dos Direitos Humanos e disseminação acadêmica. Parabéns, Fernando Gabriel!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

GERIDH realiza sua primeira reunião depois do IAMOOT 2011

O Grupo de Estudos em Relações Internacionais e Direitos Humanos (GERIDH/UEFS) realizou a sua primeira reunião após a participação do Moot Court Competition 2011 que aconteceu em Washington no último mês de Maio.
Em clima de descontração, os membros do Grupo celebraram a boa participação no evento internacional e traçaram as novas estratégias para o Ciclo 2011/2012.
O encontro se encerrou com um almoço comemoração ás metas alcançadas.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Delegação do GERIDH já está no Brasil

Depois de participar com brilhantismo da Edição 2011 do Inter-American Humans Rights Moot Court da American University/Washington College of Law, os estudantes Alex Ferreira, Tássio Bezerra, Débora Figueiredo e o Professor Cléber Julião já estão em solo brasileiro.
A delegação do GERIDH pousou no Rio de Janeiro na manhã de hoje (30/05) e seguiu para Salvador, onde chegaram por volta das 14h.
Concluída a missão de representar a UEFS no IAMOOT 2011, o GERIDH agora foca as suas atenções na realização de novos eventos como a Clínica de Direitos Humanos e Ciclo de Debates, além da preparação dos estudantes que deverão representar o Grupo na edição 2012 dos Jurís Simulados.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

GERIDH participa do encerramento do IAMOOT 2011

A delegação do GERIDH/UEFS participou na manhã de hoje da solenidade de encerramento do Moot Court Competition 2011. A Competição foi realizada do 22 a 27 de maio de 2011 e atraiu mais de 600 participantes de 36 países e territórios. Foram 97 Universidades, mais de 200 juízes, 80 observadores, e 20 voluntários, representando 36 países e territórios de todos os continentes. Além de estudantes de faculdades das Américas, O IAMOOT 2011 tambem acolheu estudantes de faculdades da Suíça, Bélgica, Alemanha, Índia, Nigéria, e Espanha.
Embora falemos vários idiomas e temos diferentes origens, o foco de nossa conversa era universal: a promoção e proteção dos direitos humanos e suas estruturas jurídicas.
A delegação do GERIDH que encerra definitivamente a sua participação, retorna para o Brasil no dia 29/05, até lá os estudantes terão tempo para aproveitar um pouco da cidade de Washington, D.C.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

GERIDH visita Global Rights e deve realizar Clínica em Agosto

Dando prosseguimento a agenda de visitas a entidades de grande importância sediadas em Washington,DC, a delegação do GERIDH/UEFS foi recebida pelo Diretor Geral para a América Latina da Global Rights, o costa-riquenho Dr. Carlos Quesada.
No encontro traçou-se a possibilidade da realização de uma Clínica de Direitos Humanos com enfoque na proteção de vulneráveis, como a população afrodescendente. O evento deverá ocorrer no campus da UEFS no mês de Agosto, quando Quesada vem ao Brasil para realizar uma série de atividades representando a ONG.
A Global Rights é uma das maiores Organizações Não-Governamentais do mundo e trabalha prioritariamente com proteção de Direitos Humanos. Atualmente é peticionária da Comissão Interamericana e trabalha ativamente mundo afora.

Delegação do GERIDH visita Comissão Interamericana em Washington, DC

Acompanhados pelo Professor Cléber Lázaro Julião Costa, os estudantes Alex Ferreira, Tássio Bezerra e Débora Figueiredo visitaram a Comissão Interamericana no prédio da Organização dos Estados Americanos, a OEA.
Recebidos pelo staff da Comissão, os estudantes puderam conhecer a sua estrutura, funcionamento e conversar com alguns dos funcionários. A visita a órgãos como a Comissão faz parte do planejamento que incluía a participação no IAMOOT 2011 e visa firmar acordos no intuito de fortalecer o GERIDH e disseminar o conhecimento na área de Relações Internacionais e Direitos Humanos na UEFS.
Vale ressaltar que o Professor Cléber Julião atuou como advogado daquela casa entre os anos de 2005 e 2006.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

GERIDH encerra sua participação no IAMOOT 2011

O GERIDH/UEFS encerrou na tarde de hoje a sua participação no IAMOOT 2011. Depois de uma exaustiva jornada de aprimoramento, os oradores Alex Daniel Barreto Ferreira e Tássio Túlio Braz Bezerra realizaram a sua última audiência em Washington contra os estudantes Jamaicanos.
As informações que nos chegam é que esta foi, seguramente, a melhor rodada dos estudantes desde a etapa nacional do Moot Court Competition. Por coincidência, aliás, um dos juízes da banca, o Professor paraense Paulo Klautau Filho, esteve em duas audiências do GERIDH no Rio de Janeiro e garantiu estar muito feliz com o desempenho obtido pelos oradores.
De certo ao final o melhor resultado é o aprendizado e a evolução construida pelos oradores durante a competição, numa clara demostração de que esse evento é de excelência acadêmica.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Próxima Audiência será contra Universidade Jamaicana

Depois de enfrentar o GEDINP na primeira rodada do IAMOOT 2011, a delegação do GERIDH/UEFS agora se prepara para encontrar os estudantes da University of the West Indies Cave Hill Campus. A próxima audiência acontecerá na manhã do dia 25 de Maio.
Para o próximo embate, além do desafio de apresentar uma nova estratégia argumentativa, os representantes do GERIDH também se concentram em traduzir o memorial dos adversários e para isso conta com a colaboração da observadora Débora Santana Figueiredo e do "Coach" Cléber Lázaro Julião Costa.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

GERIDH participa de primeira audiência no Washington College of Law

Aconteceu na noite de hoje a primeira rodada do IAMOOT 2011. Os representantes do GERIDH enfrentaram O GEDINP, da Faculdade Newton Paiva de Belo Horizonte.
O GEDINP venceu a etapa escrita do Concurso Nacional promovido pela Secretaria de Direitos Humanos, a SDH, da Presidência da República e é capitaneada pelos Professores William Ken Aoki e Tatiana Ribeiro.
As informações que nos chegam é que se travou um debate de alto nível e que a banca, composta por 5 juízes, sendo 4 brasileiros e 1 mexicana foi bastante incisiva, o que contribuiu para abrilhantar a performance das equipes.
Vale ressaltar que o GERIDH e o GEDINP são co-irmãos, tendo inclusive o Prof. William Ken Aoki participado do I Ciclo de Debates promovido na UEFS em Novembro de 2010.
Sucesso aos Colegas!

sábado, 21 de maio de 2011

Estudantes do GERIDH/UEFS já se encontram nos EUA

Os estudantes Alex Daniel Barreto Ferreira, Tássio Túlio Braz Bezerra e Débora Santana Figueiredo, e o Professor Cléber Lázaro Julião Costa, representantes do GERIDH/UEFS desembarcaram na manhã do último dia 21 de Maio no Aeroporto Ronald Reagan em Washington, D.C, onde participarão do 16th Inter-American Human Rights Moot Court Competition promovido pela American University.
Do Brasil os demais participantes do Grupo desejam Sucesso aos colegas!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Professor Cléber Julião é entrevistado pela Revista Istoé

O Professor Cléber Lázaro Julião Costa, coordenador do Grupo de Estudos em Relações Internacionais e Direitos Humanos, o GERIDH/UEFS foi o entrevistado da Edição 2167 da Revista Istoé.



Cléber tratou do tema "Racismo nos Tribunais" e a matéria completa está disponível no link abaixo:

http://www.istoe.com.br/reportagens/138230_RACISMO+NOS+TRIBUNAIS

sábado, 30 de abril de 2011

GERIDH participa do Concurso Nacional Sistema Interamericano de Direitos Humanos

Ao lado da Assessora Especial da Secretaria de Direitos Humanos, Profª Drª Nadine Borges

Alunos da Uefs e da Faculdade Newton Paiva são fotografados após mais uma rodada. Com eles, além dos Professores Juízes, em mesa presidida pela mestranda Andréa Schetinni, destaca-se a presença da Profª. da Newton Paiva, Tatiana Ribeiro de Souza.

Estudantes da Uefs e do Centro Universitário Newton Paiva. Da esq. para direita: Alex Ferreiira, Tássio Bezerra, Paula Constante e Natália Suares.

Parceria que deu certo:
Os Professores Cléber Julião e William Aoki, orientadores respectivamente do GERIDH e GEDINP

Estudantes da Uefs/BA e Ibemec/RJ posam para foto - acima os Professores Juízes.

segunda-feira, 21 de março de 2011

GERIDH participa do Moot Court Competition in Sustainable Development Law Before the Inter-American Court of Human Rights









Organizado pela Escola de Direito da FGV-Rio, foi o primeiro Moot Court trilíngue realizado no Brasil.
Flávia Piovesan - Seminário de abertura
 O evento contou com a participação de 19 universidades de EUA, Brasil, Colômbia, Guatemala e Porto Rico. Em cada sessão, três juízes assistiram duas equipes rivais.  Os juízes eram professores, 
Um dos juízes da Primeira Rodada - Professor
da Tulane University
advogados e magistrados do Brasil e EUA. 

Werner Grau -Juiz da Segunda Rodada
Uma equipe defendia um Estado fictício e possivelmente violador de direitos humanos e ambientais de determinados grupos indígenas e sociais. A outra parte defendia as possíveis vítimas das violações destes direitos.

Georgia State University

















A presença do ex-Ministro do STF, Eros Roberto Grau, em
uma palestra da Série Diálogos com o Supremo
Eros Grau


sábado, 19 de março de 2011

Resultado da etapa escrita do Concurso Nacional Sistema Interamericano de Direitos Humanos 2011 é divulgado

Em sua primeira participação no Concurso o GERIDH obteve um excelente resultado ficando entre os dez primeiros colocados.


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República divulga hoje (18) o resultado da etapa escrita do Concurso Nacional Sistema Interamericano de Direitos Humanos 2011 (Veja tabela abaixo). Com a média 87,25, o Centro Universitário Newton Paiva é a equipe vencedora desta primeira fase do Concurso, cujo prêmio consiste em:
1 – isenção, com direito a reembolso, da taxa de inscrição na 16a Competição de
Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, organizada
pela Academia de Direitos Humanos e Direito Humanitário da Faculdade de Direito
da American University.
2 – custeio das passagens e pagamento de diárias aos membros das equipes
vencedoras para participarem da 16a Competição de Julgamento Simulado do
Sistema Interamericano de Direitos Humanos em Washington, D.C., a ser
providenciado pela SDH/PR.
3 – Será concedido certificado às equipes vencedoras.












Instituição


Média




Centro Universitário Newton Paiva


87,25




CESUPA - Centro Universitário do Pará


84,00




FGV Rio


81,17




UnB


78,83




UFRJ


76,75




UFPR


76,67




Ibemec Rio


74,17




UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville


70,83




UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana


68,33




Unama - Universidade da Amazônia


58,00




USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul


57,50




UFMT / Centro Universitário do Araguaia


16,33

quarta-feira, 16 de março de 2011

1ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos do GERIDH

O GERIDH realizou entre os dias 14 e 15 de março deste ano o 1º Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos da UEFS.

Primeiro dia de Competição - As Competidoras -Débora, Anne, Tatiane e Aléssia-
com os juízes da Competição - os advogados Fábio Lemos e Felipe Freitas - e o
Coordenador do GERIDH, professor Cléber Julião.



O evento teve o propósito de selecionar os alunos que representarão o Grupo no Concurso da Secretaria e na etapa internacional, organizada pela American University.
O Coordenador do GERIDH, Prof. Cléber Julião (atrás), com os membros do Grupo(da esq. p/ dir.
 - Danillo Magalhães, Débora Figueirêdo, Tatiane Costa, Fernando Gabriel, Aléssia Bertulêza,
Alex Daniel, Anne Clarissa e Tássio Bezerra)

Ao final, foram eleitos os melhores oradores pela Comissão (Débora Figueirêdo) e pelo Estado (Alex Daniel).

Compartilhe nosso Blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites